quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

HEROIS DA FÉ: NOÉ


LIÇÃO 4: HERÓIS DA FÉ:NOÉ

Principio da lição: Quem tem fé obedece a Palavra de Deus.

Base bíblica: Hebreus 11: 7 – Gênesis 6:5-7

Texto chavePortanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. Tiago 2:17

VISUAIS DA HISTÓRIA DE NOÉ (CLIQUE AQUI)

OBJETIVOS EDUCATIVOS: Ao final da lição as crianças poderão:

  • Entender que a fé fica evidente na obediência dos filhos de Deus.

  • Decidir levar um estilo de vida que crê e obedece a palavra de Deus.

QUEBRA-GELO:

Material: cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.

Antes da brincadeira distribua os cartões. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Líder da célula é o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para Noé. As crianças então perguntam: “Seu Noé posso ir? Quantos passos?”

O Noé responde, por exemplo: “5 passos de coelho”. Assim, as crianças com cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.

E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal

bicho.

Combinamos que se o Noé dissesse “5 passos de bicharada” todas as crianças andariam, cada qual

imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé, as cadeiras estejam organizadas e que elas representem a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para sentarem na arca.

 HORA DA PALAVRA

 No inicio, depois de Caim e Abel, os homens começaram a se multiplicar sobre a face da

terra, mas maldade também se multiplicava, e a Bíblia diz, em Gênesis 6:5-7, que o Senhor arrependeu-se de haver feito o homem sobre a terra, pesando-lhe o coração, de tal maneira que decidiu destruir toda a Sua criação.

Mas havia um homem especial que atraiu os olhos de Deus e achou graça diante Dele: Noé.  “Achar graça significa que o Senhor olhava Noé com bons olhos, Deus gostou da conduta de Noé  e desejou fazer o bem para ele.   Mas, por que Noé chamou a atenção de Deus? Noé era diferente dos demais homens do seu tempo. E como eram os homens do seu tempo? A Bíblia diz, em Gênesis 6:5: “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. Então, vamos entender que eles eram maus, imorais, violentos, não amavam a Deus e não havia respeito entre eles.

Noé, no entanto, era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor. Noé se mantinha separado do pecado, tinha uma família bem definida, era um homem completamente diferente.

Deus deu, então, uma ordem a Noé: Que construísse uma arca, nela subiria a sua família e casais de animais. O Senhor lhe deu todas as instruções: tamanho, material que deveria usar, etc.  Porque enviaria um dilúvio sobre a terra trazendo destruição a tudo o criado.

Você pode achar que o pedido de Deus era algo normal, mas acontece que eles moravam em uma região seca, não tinha rio, nem mar. Além disso nunca havia chovido sobre a terra. O solo era regado por um vapor que subia da terra. Nunca ninguém tinha visto chuva.

Noé poderia ter duvidado ou se negado a fazer aquilo tão “estranho” que Deus tinha ordenado. Além disso o trabalho demandaria uns 100 anos de trabalho!

Mas a Bíblia disse em Hebreus 11:7  Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.

Noé obedeceu a Deus ainda que não entendesse os seus planos. Ainda que nunca tivesse visto cair chuva dos céus nem morasse perto de rios ou mares. Ainda que todos debochassem e tentassem frustrar os seus planos. Ele obedeceu à palavra de Deus. Ele pus a sua fé em ação obedecendo.

Durante cem anos, Noé e seus filhos construíram a arca. Você pode imaginar tudo o que eles ouviram nesse tempo?

“Tá ficando doido?”

“Vai fazer o que com esse barco enorme, se não tem rio pra navegar?”

Talvez, se fosse hoje, as pessoas diriam:

“Xii! Pirou!”

“Coitado!”

“Tá maluco!”

Agora pense: 100 anos ouvindo, todos os dias, as mesmas gracinhas, piadas, xingamentos. Mas Noé não desistiu. Ele não perdeu o animo nem a fé em Deus. Continuo E enquanto construía, procurava falar do amor de Deus àquelas pessoas.

Quando a arca ficou pronta, ele entrou, com toda sua família e os animais. Noé tinha feito tudo o que Deus lhe havia mandado: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:22)

Uma semana depois, a chuva começou a cair, e inundou toda a terra. Por 40 dias, a água desceu do céu com violência, inundando tudo, e tudo que tinha vida, morreu. Depois que a chuva parou, as águas demoraram a baixar. Quando a arca repousou sobre o Monte Ararat, Noé esperou alguns dias e soltou, primeiro, um corvo. Ele saiu e voltou, pouco tempo depois. Noé esperou mais alguns dias e soltou uma pomba, que voltou. Mais alguns dias, Noé soltou outra pomba, que voltou com uma folha de oliveira no bico, sinal que a terra havia secado. Depois, ele a soltou de novo, e ela não voltou. Ele esperou, então, a ordem de Deus para sair da arca, e, ao sair, sua primeira atitude foi levantar um altar ao Senhor e adorá-lO.

Obedecer parece muito difícil, e nem falar quando não entendemos aquilo que nos pedem para  fazer. Sempre queremos entender ou saber os motivos dos pedidos. Mas Noé creu no Senhor e obedeceu sem perguntas nem reclamações.

Muitas vezes dizemos que temos fé, mas não obedecemos o que o Senhor manda, se crermos no Senhor devemos obedecer. O sinal de uma pessoa que tem fé é a sua obediência.

Devemos ter um coração como o de Noé que apesar de ter muita oposição, deboches, apesar de não entender o pedido do Senhor, ele obedeceu e foi perseverante em fazer aquilo que o Senhor lhe pediu.

  • Você é obediente a palavra de Deus? É obediente aos seus pais?

  • Tem alguma ordem que tem dificuldade de obedecer?

  • O que você deve fazer para ser obediente como Noé?

MOMENTO DE ORAÇÃO: Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão ao Senhor pela desobediência. Guie-os a pedir ao Senhor uma coração cheio de fé e obediência parecido com o de Noé.

ATIVIDADE: Jogo da memória “Noé e os animais”

Pregar as copias numa cartolina. Colorir as peças do jogo da memória, recortar e brincar.

Pra Gabriela Pache de Fiúza


HEROIS DA FÉ: ENOQUE


LIÇÃO 3: HERÓIS DA FÉ: ENOQUE

 Principio da lição: Eu posso ser amigo de Deus como Enoque foi.

Base bíblica: Hebreus 11:5 – Gn 5:21 ao 24 – 2 Timóteo 2:4

 Texto chave: ” Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou ” Hebreus 11:5

 Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

  • Experimentar hoje o desejo de andar com Deus, como Enoque andou.

  •  Fazer a escolha de viver fielmente no mundo, mas sem ser do mundo.

 Quebra-gelo: Divida a célula em dois grupos e coloque-os frente fente.  Entregue uma pequena bola para um dois grupos e diga: Eu direi pra vocês uma letra do alfabeto e vocês deverão dizer como deve ser um amigo em uma palavra que comece com a letra indicada. Por exemplo: letra A: alegre, amoroso, amigo, atencioso, etc. Depois deverão passar a bola para o grupo da frente. Perderá o grupo que não conseguir dizer uma palavra de qualidade sobre a amizade. Pode brincar a quantidade de vezes quiser.

 Hora da Palavra

Na lista dos heróis da fé encontramos um homem que não foi muito famoso e que tem uma biografia muito pequena na Bíblia, mas é um verdadeiro herói da fé. Seu nome é Enoque.

Em Genesis 5:21 ao 24 disse : “Viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou Matusalém. Andou Enoque com Deus, depois que gerou Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. Foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

Andou Enoque com Deus, e já não era, porque Deus para si o tomou”

  • O que você acha que significa andar com Deus? (permita respostas)

É cultivar uma amizade profunda e de confiança com Deus.Para isto, é preciso dedicar, diariamente, um tempo para estar a sós com Deus, com Sua palavra e em oração.

Enoque vivia num tempo onde as pessoas eram egoístas e cheias de si. Havia muito pecado na terra e ninguém temia ao Senhor, mas Enoque ficava triste com isso. Enoque amava a Deus e o buscava diariamente em orações e sacrifícios. Ele tinha uma relação de amizade com Deus

 FIGURA 1

  • Como você acha que os bons amigos devem se relacionar ? (permita resposta)

 Sim! Os bons amigos conversam, passam tempo juntos, se relacionam. Assim era Enoque e Deus. Enoque orava, conversava com Deus, ele incluía a Deus em todas as suas atividades. Nunca esquecia que a presença de Deus estava com Ele. O Senhor e Enoque eram amigos inseparáveis.

 FIGURA 2

 Enoque não permitia que o mundo com sua maldade o afastasse do Senhor, muito pelo contrario, ele foi testemunha para todos do grande amor e poder de Deus. No livro de Judas lemos que Enoque falava publicamente para as pessoas se arrependerem dos seus pecados.

Por ter-se mantido firme no Senhor, com a sua fé fortalecida nEle lemos em Hebreus 11:5 que Deus se agradou de Enoque.

A Bíblia diz em 2 Timoteo 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. “   Agradamos a Deus quando não nos envolvemos com o mundo, quando colocamos a Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Nós também podemos ser amigos de Deus como foi Enoque.

Alguns somente conversam ou passam tempo com Deus uma vez por semana aos domingos. Eles se esquecem que, se receberam a Jesus em seus corações, Ele passa a morar dentro da gente, trazendo vida ao nosso espírito. Agora estamos unidos com Deus, somos a casa de Deus na terra. Devemos desenvolver uma amizade e não esquecer que Ele mora em nós todo o tempo. Incluamos ao Senhor em tudo o que fizermos, conversemos com Ele em oração diariamente, digamos palavras de amor para Ele, e que o coloquemos em primeiro lugar na nossa vida.

  • Que devemos fazer para desenvolver uma amizade mais intima com Deus?

  • Que coisas devemos deixar de fazer para agradar a Deus?

 FIGURA 3

Sabem o que aconteceu com Enoque?

Vejamos em Hebreus 11:5

Sim, ele não morreu!! Estava tão perto de Deus, amava tanto ao Senhor que o Senhor o levou com ele para o céu!! Gloria a Deus!!!!

  • Qual é a recompensa daqueles que andam com o Senhor e são amigos dEle? (permita comentários)

MOMENTO DE ORAÇAO

Líder, guie as crianças em oração pedindo perdão por não desenvolver uma amizade profunda com Ele. Guie-os a convidar ao Senhor para que seja o primeiro em suas vidas.

ATIVIDADE:

Entregue a folhinha com a atividade de Enoque. Recorte a figura de Enoque e passe um cordão em Enoque e o outro estremo na nuvem. Recriaremos o momento em que Enoque foi trasladado pelo Senhor.

 Pra Gabriela Pache de Fiúza

SERIE DE ESTUDO HERÓIS DA FÉ


LIÇÃO 2: HERÓIS DA FÉ: ABEL

Principio da lição: Abel foi um herói na fé porque com a sua oferta declarou que precisava do Salvador.

Base bíblica: Hebreus 11:6 – Hebreu 9:22 – Hebreus 11:4

Texto chave: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11:6

 Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

  • Entender porque Deus se agradou da oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim.

  • Entender o significado da palavra substituto.

 Quebra-gelo:

Líder leve uma caixinha envolvida com papel de presente, e dentro coloque varios papeizinhos escritos, ou pequenos presentes. Por exemplo: Carro, muito dinheiro, casa, moedas, brinquedos, carrinhos, bonecas, etc. Um deles deve dizer: MEU CORAÇAO.

Diga: Crianças hoje vamos entregar um presente ao Senhor. Aqui dentro tem varias papeizinhos escritos com presentes para serem entregues ao Senhor. Vejamos, qual deles você acha que o Senhor gostaria mais de receber? (leia todos os papeizinhos e permita respostas)

Sim, com certeza, o melhor presente é o nosso coração!


Hora da Palavra

 Depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim do Éden tiveram dois filhos. O nome do primeiro era Caim e do segundo era Abel. Eles nasceram fora do jardim. Os dois filhos tinham herdado a natureza pecaminosa, e as consequências do pecados dos seus pais.

Com certeza diariamente Adão e Eva deviam contar para os seus filhos como era o jardim do Éden, como eles falavam com Deus, como tudo era harmonioso e cheio da presença de Deus.

Também com muita tristeza eles relatavam o obscuro momento da desobediência e as consequências da mesma.

  • Você sabe como foi a desobediência  de Adão e Eva? (permita comentários)

Sim, eles tinham comido do fruto que Deus havia proibido de comer! Eles tinham desobedecido a Palavra de Deus deliberadamente!

E os atos de Adão e Eva tiveram graves consequências!

  • Você  pode dizer algumas consequências do pecado? (permita comentários)

Sim, eles foram expulsos do jardim do Éden, e agora o pecado havia entrado na raça humana, a enfermidade e a morte. O pecado levantou uma barreira entre o homem pecador e o Senhor santo. Agora o homem deveria trabalhar para poder viver, a mulher agora sentiria dores na hora de nascer os bebes e também a criação mudou. A criação, a terra agora estava amaldiçoada.

Quando Adão e Eva contavam estas coisas para os filhos eles esperavam um momento muito especial na história.

-Nós merecíamos morrer por causa do nosso pecado! -Dizia Adão para os filhos.

-Sim, mas Deus em sua misericórdia fez com que outro pagasse pelo nosso pecado! Outro derramou o seu sangue em nosso lugar! Dizia Eva emocionada.

- Sim!! Deus matou um cordeiro e com o seu sangue cobriu o nosso pecado, ele nos vestiu com as suas peles. Disse Adão.

-Lembrem filhos! Necessitamos da misericórdia de Deus, precisamos de um substituto, precisamos do sangue de um cordeiro. Assim seremos aceitos pelo Senhor!

  • vocês sabem que esse sacrifício lá no Éden apontava para o nosso salvador Jesus? Sim! Ele morreu em nosso lugar para que possamos ser aceitos diante de Deus novamente! Aleluia! Quem aqui pediu para que Jesus o perdoe, o lave e limpe? Gloria a Deus!

 

Abel guardava no seu coração cada uma das palavras que os seus pais contavam, já Caim discordava, ele achava que não era tão pecador assim, e que se fizesse uma oferta com as suas mãos poderia agradar a Deus.

 Então um dia, Caim menosprezando a necessidade do sacrifício, negou o pecado que havia  nele e pegou do fruto da terra que agora era amaldiçoada e entregou uma oferta ao Senhor. Ele pensava que assim poderia agradar a Deus!

Mas o Senhor não se agradou de Caim, nem de sua oferta! Deus tinha ensinado desde o inicio que era necessário um sacrifício de sangue para que o homem pudesse ser aceito por Deus.

 Mas Abel entendeu que nenhuma boa obra poderia permitir o acesso  a Deus. Simplesmente se apresentou como pecador ao Senhor e entregou também um substituto; alguém que pagaria o preço do pecado, morrendo em seu lugar. Um cordeiro sem defeito. Em Hebreus 9:22 disse: “Sem derramamento de sangue não há perdão” Abel teve fé. A sua fé apontava para Jesus, o perfeito substituto. Ele creu na figura de Jesus quando ofereceu um cordeiro ao Senhor. Com os seus atos, Abel disse ao Senhor: Eu preciso de um salvador!

E esta atitude agradou ao Senhor!

  • Você sabe o que significa substituto? (permita respostas) Substituto é alguém que ocupa o lugar do outro.

A Bíblia disse em Hebreus 11:4 ” Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.”

 Hoje, você e eu também precisamos de um salvador. As vezes algumas crianças pensam que somente em comportar-se bem ou fazer algumas coisas boas já bastam para agradar o Senhor. Outras, pensam que não precisam de Jesus!  Mas com o Herói da Fé ABEL, aprendemos que precisamos de um cordeiro, um salvador. E esse cordeiro é Jesus. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço do nosso pecado, derramou o seu sangue por nós, para que possamos entrar na presença de Deus. Para que possamos ser chamados filhos de Deus.

Devemos entregar ao Senhor o que ele nos pede: a Fé em Jesus.

  • Quem aqui recebeu a Jesus como Senhor e salvador? (permita respostas)

  • Quem deseja agradar a Deus como Abel?? Quem deseja ter fé em Jesus Cristo?

 Momento de Oração: Líder guie em uma oração aquelas crianças que desejam receber a Jesus como seu salvador. Depois agradeça a Jesus por se oferecer como o cordeiro substituto, por nos perdoar e purificar. Peça também ao Senhor que aumente a fé das crianças.

Atividade: entregue uma folhinha com a atividade.

 

Pra Gabriela Pache de Fiúza

 

 

HEROIS DA FÉ.


LIÇÃO 1: HERÓIS DA FÉ

Principio da lição: Eu também posso ser um herói da fé e amigo de Deus.

Base bíblica: Hebreus 11:1 – Marcos 11:23 – Romanos 10:17

Texto chave: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” Hebreus 11:1

 

Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

  • Conhecer o significado da fé

  • Entender como a fé cresce e se alimenta, e identificar os inimigos da fé.

  • Definir a palavra herói segundo a Bíblia.

  • Nomear heróis de hoje

  • Diferenciar heróis verdadeiros dos fantasiosos.

 

Quebra-gelo:

Existem muitos heróis inventados pelos homens, alguns são muito velozes, outros muito fortes, alguns deles conseguem voar e outros nadar, os trajes e vestimentas deles são muito diferentes. Qual é o seu super herói preferido? Como é a sua roupa ou aparência?  Qual é o poder que o caracteriza?

(permita comentários de todos as crianças)

 

Hora da Palavra

 Todos temos pessoas que admiramos porque possuem  alguma qualidade ou capacidade especial. Eles são heróis para nós.

Você pode nomear alguém próximo que você admira muito e considera um herói? (permita comentários)

 Você pode dizer o que significa a palavra HERÓI? (permita comentários)

Veja, segundo o dicionário a definição de HEROI é: Aquele que se distingue pelo seu valor, virtudes ou por suas ações extraordinárias. São pessoas que executam atos heroicos.

Vocês sabiam que na Bíblia há muitos heróis? Sim, pessoas que fizeram grandes atos de valentia e fé. Pessoas que foram lembradas pela confiança em Deus em situações adversas, pessoas que fecharam a boca de leões, que oraram por doentes e receberam seu milagre, pessoas que deixaram as suas casas para servir a Deus em países distantes sendo grande bênçãos para as nações,  alguns apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. Ressuscitaram mortos, foram perseguidos por amor a Jesus. Homens e mulheres dignos e valorosos, HEROIS DA FE.

 

Em Hebreus capitulo 11 temos um listado de alguns heróis da Bíblia, pessoas que foram  amigas de Deus, pessoas de fé.

Estas pessoas segundo Hebreus 11 tinham algo em comum, a sua FÉ em Deus. Vejamos um pouquinho o que é a fé.

 

O que você acha que é a fé? (permita respostas)

Pode dar algum exemplo de fé? (permita respostas)

Leia a definição de fé de Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”

Fé é crer com o coração na Palavra de Deus. Mas não somente crer, a fé tem boca! Devemos expressar a palavra de Deus para que obtenhamos a resposta.

Veja em Marcos 11:23 nos disse que devemos falar a palavra da fé.

 Como a nossa fé cresce e se alimenta? (Romanos 10:17) (permita respostas) Sim, a fé vem pelo ouvir a poderosa Palavra de Deus. Por isso é tão importante que leiamos a palavra de Deus e que nos congreguemos na igreja.  

 E assim como aqueles homens e mulheres de fé de Hebreus 11, nós também podemos nos tornar Heróis da fé e ser chamados amigos de Deus.

 

Você tem fé, você tem crido no Senhor Jesus e o tem recebido no seu coração como seu Salvador? (permita respostas)

Você tem alimentado a sua fé? Como?

Quais são os inimigos dá fé, o que você acha? (permita respostas)

 Nestas próximas semanas estudaremos cada um destes Heróis da Fé de Hebreus 11.

 Momento de oração:

Líder se alguma criança não recebeu a Jesus como o seu salvador, guie-a em oração. Logo depois ore pedido ao Senhor que desperte fome nas crianças pelo Senhor e pela sua Palavra, ore para que a fé deles cresça.

Atividades.

Como dissemos, cada um de nós pode ser um Herói da Fé. Imagine um traje bem bonito para você e desenhe-o. Pinte bem bonito.

 

Pra Gabriela Pache de Fiúza

 


http://youtu.be/moUflxb5fVE

Seguidores

SEJAM BEM VINDOS

Minha lista de blogs

Wikipedia

Resultados da pesquisa

CANTINHO DO PROFESSOR(A)

Nome

E-mail *

Mensagem *